Jamile Diniz
Na última sexta-feira (9), uma casa de repouso clandestina foi fechada em São Manuel. De acordo com a prefeitura do município, os idosos residentes do local eram vítimas de maus-tratos.
Na ocasião, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Vigilância Sanitária, prefeitura, Polícia Civil, Diretoria da Promoção Social e Creas foram até a chácara em que a casa de repouso ficava instalada, no bairro Catâneo Ângelo.
Os agentes, que haviam recebido denúncias anônimas, constataram diversas construções adaptadas para que coubessem mais pessoas no local. Além disso, as instalações contavam com apenas um banheiro e os quartos possuíam grades nas portas e colchões finos, inadequados para os idosos.

Um dos residentes relatou que não tinha permissão para sair e que fazia suas necessidades em um balde fornecido pelos responsáveis pela casa de repouso. Também foram feitas denúncias a respeito da escassez de refeições e de como os idosos tomavam banho apenas de três em três dias. Além disso, o local não contava com qualquer assistência médica.
Mediante às constatações de maus-tratos e a situação irregular da casa de repouso, duas pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas às cadeias de Itatinga e Cesário Lange. Seis idosos – uma mulher e cinco homens – estavam no local e foram encaminhados ao hospital para receberem atendimento médico. Agora, devem ser acolhidos pelo asilo Pousada da Colina.

Revisado por Alexandre Pittoli