Apesar do aumento de casos, número de mortes por Covid-19 cai em Bauru

  • Jamile Diniz

(Foto: Fotos e Cia Moya)

Pela segunda semana consecutiva, caiu o número de mortes por Covid-19 em Bauru. A média de casos, por sua vez, sofreu alta nesse mesmo período.

De acordo com levantamento realizado pelo Jornal da Cidade, os boletins epidemiológicos apresentavam 37 óbitos pela doença na semana de 19 a 25 de abril – o equivalente a uma média móvel de 5,28 mortes diárias. Na semana anterior, porém, 39 bauruenses haviam falecido por conta da Covid-19, uma média diária de 5,57 registros.

Anteriormente, na semana de 5 a 11 de abril, foram 57 mortes, o que equivale à média diária de 8,14 óbitos – a mais alta no município desde que a pandemia teve início.

Já em relação ao número de casos, a situação atual em Bauru se aproxima do maior pico registrado até então: na semana passada, foram 189,7 notificações diárias, próximo do recorde de 191,6 casos, que ocorreu na segunda metade de janeiro de 2021. Nas semanas anteriores, as médias haviam sido de 179,7 e 160,4 respectivamente.

O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito da cidade, Orlando Costa Dias, se diz preocupado a respeito da elevação dos casos em Bauru e pede para que a população use sempre máscaras e mantenha o distanciamento social “A gente não sabe como este vírus irá se comportar. Por ordem do governo do Estado, comércio e serviços voltaram a funcionar em uma fase de transição, ainda com restrições, mas não sabemos se esta reabertura trará algum impacto. Estamos acompanhando”, pontua.

A preocupação se justifica, visto que a elevação nos números de casos ocorre em um momento em que as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) disponíveis na rede pública atuam no limite – ou até acima dele – em Bauru.

Revisado por Alexandre Pittoli