Jamile Diniz
Nesta quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde informou que, a partir da semana que vem, dez leitos de UTI devem entrar em funcionamento no Hospital das Clínicas (HC) de Bauru, que atualmente atua como hospital de campanha para o tratamento de pacientes com Covid-19.
O HC conta com 40 leitos de enfermaria, mas a implantação de leitos de terapia intensiva no local é urgente em meio à constante lotação na UTI Covid do Hospital Estadual (HE), que há mais de 30 dias atua acima do limite da capacidade.
A medida é resultado da decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública em Bauru, na qual o Estado, o município e a Famesp receberam o prazo de até 30 dias para que dez leitos de UTI fossem implementados no HC.
De acordo com o secretário de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias, há um diálogo em andamento entre a prefeitura e a Famesp – responsável pela administração do HC – para que mais dez vagas de UTI sejam custeadas pelo Poder Público no hospital, o que resultaria em mais 20 leitos ao todo. O presidente da Famesp, Antonio Rugolo Júnior, confirmou a informação: “Já fizemos o projeto. Estamos dispostos a ampliar o serviço prestado no hospital de campanha”.
Entretanto, sem um prazo estabelecido pelo Governo do Estado, a abertura integral do Hospital das Clínicas segue incerta.
Revisado por Alexandre Pittoli