Câmara abre Comissão Especial de Inquérito para investigar o Plano Diretor de Água

  • Jamile Diniz

(Foto: TV TEM/Reprodução)

Nesta segunda-feira (03), foi aberta uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para analisar se o Departamento de Água e Esgoto (DAE) tem cumprido com a lei municipal que demanda melhorias no serviço prestado em Bauru.

A comissão foi aprovada pelos vereadores com intuito de certificar o cumprimento do Plano Diretor de Águas, que prevê ações a curto, médio e longo prazo nos serviços executados pela autarquia dos mananciais à distribuição de água.

Depois de passar pela comissão de constituição e justiça, a proposta foi discutida durante mais de uma hora pelos parlamentares. A vereadora Chiara Ranieri – que apresentou o requerimento – afirmou defender a necessidade da medida por conta da troca de presidentes que ocorreu recentemente no DAE. A possível privatização da autarquia também foi trazida à tona: “Se a prefeita não tivesse falado em privatização do DAE, nós não teríamos falado em CEI. Se há algum instrumento na casa, porque nós temos poucos, para poder fazer uma avaliação de tudo isso, esse instrumento é a CEI”, pontuou Ranieri.

A comissão foi aprovada com 14 votos a favor e dois contra e tem como presidente a parlamentar Estela Almagro, que afirma: “Nós precisamos sim ter o acompanhamento deste plano porque ele traz soluções efetivas para a questão da crise da reservação de água, da perda de água, de um planejamento de médio e longo prazo”.

Revisado por Alexandre Pittoli