Secretaria de Cultura dá continuidade ao Projeto Museus em Casa

  • Lucca Willians

(Foto: Divulgação | Prefeitura Municipal de Bauru)

Neste domingo (28), a Secretaria Municipal de Cultura lançou, por meio das redes sociais dos museus bauruenses e dos portais da Prefeitura, mais uma parte da programação do Projeto Museus em Casa de atividades culturais voltadas às Artes e à História.

Segundo a chefe de seção do Museu Histórico de Bauru (MHISB), Fabiana Ferreira Rocha, a realização dessa programação tem como objetivo proporcionar à população uma educação patrimonial, histórica e cultural da maneira mais democrática possível, mesmo em meio à pandemia de Coronavírus e às medidas de distanciamento social.

Estreou-se o segundo episódio da websérie "Desenhando a História", em que é apresentada a Capelinha do Divino Espírito Santo, que, hoje, dá espaço à Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça Rui Barbosa. Disponível na página do MHISB no Facebook (https://www.facebook.com/watch/?v=612053526391465), o projeto conta com a participação da população na sugestão de temas.

As animações são produzidas por Nilson Júnior e as narrativas locutadas por Fabiana Ferreira Rocha. O episódio piloto, lançado no dia 24 de maio, contou a história por trás da origem do Sanduíche Bauru.

Em continuidade à série "Artista da Semana" da Pinacoteca Municipal de Bauru - Casa Ponce Paz, foi postada a segunda parte da exposição virtual sobre João Ponce Paz, um dos irmãos da dupla de artistas que dão nome ao prédio. O projeto pode ser visualizado e acompanhado pela página do museu no Facebook (https://www.facebook.com/pinacotecabaurucasaponce/posts/2773532406225855).

Por fim, o Museu Ferroviário Regional de Bauru (MFRB) desenvolveu um novo jogo interativo em comemoração aos seus 30 anos. A iniciativa é parte do projeto que prevê a modernização e reestruturação do espaço e foi uma parceria com a Hood Studios e as Plataformas Virtuais.

Na partida, o jogador assume o papel do maquinista de uma locomotiva à vapor e deve, criando trechos entre as trilhas de ferro e desviando dos obstáculos, guiar o trem da Estação Ferroviária Central por diversos pontos turísticos do município, como o Calçadão da Batista e o Parque Vitória Régia.

O jogo é recomendado para crianças a partir de 5 anos de idade. Ainda em fase de testes, não está disponível para jogabilidade em tablets e celulares, mas já pode ser acessado em computadores a partir do navegador Mozilla Firefox no portal do Projeto MFRB (https://www.projetomuseuferroviario.com.br/jogo/).

Nos próximos dias, o Projeto Museus em Casa vai, ainda, promover mais visitações imersivas nos acervos do MFRB e da Pinacoteca, incluindo a exposição "Dinda: uma representante da Arte Naïf brasileira em Bauru", da artista Myriam Therezinha Vanzella Sanson, cuja abertura foi prejudicada pelo início do período de quarentena.