Jovem Pan
Idealizado pelos realizadores Abel Freitas e Alexandre B. Borges, o Filma Bauru nasceu a partir do projeto “Bauru em Cena”, contemplado pelo Prêmio Estímulo à Cultura de Bauru - edital 2012. Pensando no circuito audiovisual desde a produção até a circulação, o projeto envolveu a produção do curta-metragem “Pós-Fim” e a realização de uma mostra competitiva para estimular o contato entre produtores e estudantes da cidade. A mostra, realizada em 2014, já com o nome Filma Bauru, contou com a estreia do curta-metragem no Sesc Bauru, bem como oficinas, palestras e com a exibição e premiação de curtas locais no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”.
Desde 2018, o festival vem crescendo e ampliando a sua programação a partir do envolvimento de mais realizadores da cidade, que viriam a compor o atual Plano Conjunto - Coletivo Audiovisual de Bauru. Em sua segunda edição, realizada no Teatro Municipal, o evento contou com a exibição dos curtas-metragens produzidos através do Programa Estímulo à Cultura do município.
A partir da terceira edição, em 2019, o Filma Bauru passou a contar com filmes produzidos em todo o estado de São Paulo, exceto capital. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, foi produzida a primeira sessão de filmes em praça pública, consolidando mais um dos pilares do festival: a descentralização do acesso à produção cinematográfica local e regional.
Agora, em 2021, 4º Filma Bauru é realizado pelo Plano Conjunto - Coletivo Audiovisual de Bauru, por meio do Programa de Ação Cultural - ProAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Com o apoio do Sesc Bauru, os filmes da mostra competitiva terão janela de Libras e todo o cerimonial do evento contará com intérprete ao vivo.
Esta edição inclui uma mostra competitiva de curtas-metragens de ficção, documentário e animação, e uma mostra não competitiva de curtas experimentais, videoclipes e videoartes.
Na mostra competitiva, os filmes concorrem aos prêmios de Melhor Curta-metragem de cada categoria e ao Prêmio do Júri Popular, por votação aberta. A inscrição de filmes e o acesso à programação são totalmente gratuitos.
Programação
Oficina de Produção de Curtas-metragens
Para estudantes do Ensino Médio (online)
Dias 4, 11, 18 e 25 de setembro, aos sábados, das 14h às 17h.
Oficina 1 - "Produção de Ficção em Live-Action"
Oficina 2 - "Produção de Documentário"
Oficina 3 - "Produção de Animação"
O objetivo das oficinas, voltadas para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, é apresentar os conceitos e técnicas básicas para a produção de um curta-metragem, do roteiro à edição. As atividades serão conduzidas por estudantes universitários da Unesp, e os curtas produzidos nas oficinas serão exibidos para o público no último dia do evento.
Esta atividade é realizada com apoio do Edital Proex-Unesp de Produção e Difusão Artístico/Cultural - 2021.
Oficina de Crítica Cinematográfica
Para estudantes de Audiovisual (online)
Com Álvaro André Zeini Cruz
Dias 25 e 26 de setembro e 2 e 3 de outubro,
aos sábados (25/09 e 02/10), das 9h às 12h.
aos domingos (26/09 e 03/10), das 14h30 às 17h30.
A oficina irá debater o exercício da crítica cinematográfica nos dias de hoje, propondo reflexões e debates sobre o que é o texto crítico e as formas que ele pode assumir, quem escreve a crítica e a quem ela se destina. Além de um panorama sobre a crítica, a oficina terá como proposta prática a escrita de parágrafos críticos.
Álvaro é roteirista, crítico e um dos curadores do 4° Filma Bauru. Doutor e Mestre em Multimeios pela Unicamp, com intercâmbio na University of Leeds. Especialista em Roteiro pela FAAP. Bacharel em Cinema pela FAP/UNESPAR. Pesquisou crítica, telenovela, atuou como roteirista, diretor de curtas e é professor universitário em audiovisual na FIB e no SENAC. Idealizou a revista “Pós-créditos” e participou do programa Talent Press e do laboratório de desenvolvimento BrLab 2021 - Interior e Litoral.
Mostra Competitiva de curtas-metragens
Dias 5 e 7 de outubro, terça e quinta, das 19h às 21h.
Mostra Não Competitiva de curtas-metragens, videoclipes e videoarte
Dias 6 e 8 de outubro, quarta e sexta, das 19h às 21h
Mesa Redonda "ICine - Preservação da memória e democratização do audiovisual no interior paulista"
com Rogério Borges e Kit Menezes. (iCine)
Dia 6 de outubro, quarta, das 16h às 17h30. Atividade Online.,
Mediação: Mariana Vita.
Mesa Redonda "Acessibilidade no Audiovisual"
parceria com Sesc Bauru
Dia 7 de outubro, quinta, das 16h às 17h30. Atividade Online.
Mediação: Luis Miguel.
Mesa Redonda "KA MIMBANGU, desafios da produção internacional"
Dia 8 de outubro, sexta, das 13h às 14h30. Atividade Online.
Mediação: Gabriel Mendes.
Mesa Redonda "Distribuição e fomento"
com Diego da Costa e Guilherme Xavier (iCine)
Dia 9 de outubro, sábado, das 16h às 17h30. Atividade Online.
Mediação: Rene Lopez.
Encerramento com mostra de curtas realizados nas oficinas e premiação dos vencedores do festival
Dia 9 de outubro, sábado, das 19h às 21h.