Primeira dose da vacina contra a Covid-19 deve ser aplicada na população adulta de Botucatu em até 15 dias

  • Jamile Diniz

(Foto: Prefeitura de Botucatu/Divulgação)

Após ser escolhida pelo Ministério da Saúde para sediar um estudo que vai avaliar a eficácia da vacina da Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, Botucatu faz planejamento para imunizar toda a população adulta do município em primeira dose em até 15 dias.

De acordo com o prefeito Mário Pardini, as estratégias de vacinação durante o estudo – que terá duração de oito meses ao todo – estão sendo discutidas em reuniões. Serão acompanhadas a aplicação das duas doses, bem como a população imunizada. "No prazo de duas semanas, a gente deve ter acesso, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), às doses da vacina da Fiocruz, aí é planejar iniciar a vacinação, que deve acontecer no prazo de 10 a 15 dias", pontua Pardini.

O prefeito também informa que a imunização dos grupos prioritários segue normalmente até que as doses da pesquisa cheguem ao município. Planejamentos para evitar aglomerações durante as aplicações também estão sendo realizados pela prefeitura, que dispõe de 22 salas de vacinação no município e também pretende fazer uso do sistema de drive-thru e vacina em casa.

Revisado por Alexandre Pittoli