Prefeitura unifica editais e deve investir R$ 200 mil na cultura

  • Lucca Willians

A Secretaria de Cultura vai unificar seis editais que estavam previstos para o primeiro semestre deste ano, que serão lançados sob um único edital. Os editais ‘Expedições’ foram substituídos por um único edital chamado ‘Culturas Remotas’. A unificação é uma solicitação da classe artística, após audiência pública em que os artistas demonstraram preocupação em relação à publicação de editais separados, devido à emergência provocada pela pandemia.

A adaptação necessária para atender a essa demanda é complexa e está em análise jurídica, para que a publicação ocorra de acordo com a lei. Para o edital ‘Culturas Remotas’, o valor previsto é de R$ 200 mil. A liberação do recurso foi possível após o credenciamento de leitos do hospital de campanha, com o Ministério da Saúde passando a custear parte do valor, e o restante continua sendo pago pelo município para a manutenção das vagas.

Estrutura

Além do edital para os artistas, a Secretaria de Cultura prepara a licitação para reforma do Teatro Municipal, para o final deste ano, que também está em processo de análise. O espaço precisa de melhorias, entre elas a troca do ar condicionado, que é aguardada há vários anos pela categoria.