Mesmo com feriado, vacinação contra a gripe segue neste sábado (1)

  • Jamile Diniz

A Secretaria de Saúde segue com a vacinação contra a Influenza neste sábado (1), feriado, das 8h às 12h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde de Família (USF). A vacina, em dose única, protege da H1N1, H3N2 e Influenza B, e está disponível para gestantes, puérperas, crianças entre seis meses e cinco anos, e profissionais da saúde.

Para receber a vacina, é necessário apresentar RG e CPF, e se possível, a carteira de vacinação, sem necessidade de agendamento. No caso dos profissionais da saúde, é obrigatório levar também a carteira da entidade de classe a qual pertence. Os profissionais de saúde que atuam em hospitais, na rede de urgência, básica ou especializada não devem procurar as unidades, pois já estão recebendo a vacina em seus locais de trabalho. Apenas os profissionais autônomos devem ir aos pontos de vacinação.

As pessoas que tomaram a vacina da Covid-19 devem aguardar pelo menos 15 dias, após a segunda dose desta, para receber a vacina da Influenza, de acordo com a norma técnica do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Bauru destaca a importância da vacina para evitar casos graves de gripe - Influenza, que podem levar a óbito, além de evitar a sobrecarga do sistema de saúde, que já está com alta demanda por causa da pandemia. A Secretaria de Saúde frisa ainda que a vacina da Influenza é aplicada apenas aos sábados em Bauru.

Alimentos

As pessoas que vão tomar a vacina da Influenza podem levar, de forma voluntária e espontânea, alimentos não perecíveis e produtos de higiene, que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade. As doações também acontecem na campanha de vacinação da Covid-19, que é feita de segunda a sexta-feira, e os produtos vão para as famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na Sebes.