Jamile Diniz
A prefeitura de Bauru, o estado de São Paulo e a Famesp devem providenciar, em até 30 dias, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas (HC). A decisão foi tomada pela Justiça de São Paulo. De acordo com o órgão, a sentença visa fazer com que as três partes forneçam leitos de UTI e enfermaria. A pena para o descumprimento da ordem é um bloqueio judicial de verbas públicas.
A prefeitura, por sua vez, informou que o jurídico ainda não foi notificado, mas que em janeiro já providenciou dez respiradores para o estado. Além disso, Bauru fará o custeio diário de R$1,6 mil por leito durante três meses. O município ainda afirmou estar aguardando o estado e a Famesp implantarem os leitos e que se mantém aberto ao diálogo para colaborar com a criação de novas vagas.
Já a Secretaria de Estado da Saúde, pontuou, por meio de nota, estar à disposição para prestar esclarecimentos, embora ainda não tenha sido notificada sobre o caso. A secretaria ainda informou que, como havia prometido, o estado já ampliou 20 leitos de enfermaria no hospital de campanha, que no total agora soma 40 leitos de enfermaria.
Ainda segundo o estado, Bauru e a Famesp seguem em tratativas para que a instalação dos dez leitos de UTI seja concluída.
Revisado por Alexandre Pittoli