Jamile Diniz
A partir deste domingo (18) entra em vigor a nova fase do plano de flexibilização da quarentena. Criada pelo governo de São Paulo, a nova modalidade fica entre as fases vermelha e laranja e autoriza a abertura de comércios e atividades religiosas em horários reduzidos de funcionamento.
Desta forma, shoppings e lojas de rua – que anteriormente só podiam abrir a partir da fase laranja – já podem começar a atuar ainda neste fim de semana. O toque de recolher, que ocorre das 20h às 5h, segue mantido.
A medida ocorre após uma leve queda na taxa de internações por Covid-19 em todo o estado, cujas ocupações em UTIs estão na média de 85%. De acordo com especialistas, porém, esse número ainda representa uma situação crítica no sistema de saúde.
Nomeada como “fase transitória”, a nova faixa prevê a liberação gradual de outros setores da economia no decorrer das próximas duas semanas. Já no próximo sábado, podem voltar a atuar restaurantes, salões de beleza e academias, bem como os parques municipais.
Na fase transitória, a limitação do público em estabelecimentos é de até 25% da capacidade total. Já na fase laranja, os mesmos serviços operam com até 40% da capacidade. De acordo com o coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19 – João Gabbardo – a nova fase vai evitar que certas regiões flexibilizem ainda mais a quarentena: “Se nós não tivéssemos criado essa fase de transição, algumas regiões estariam passando para a laranja, provavelmente a Grande SP. O governo entendeu que essa passagem para a fase laranja tinha um risco maior”, afirmou.
Confira o que muda: