Com 11 óbitos por Covid nesta segunda-feira (15), Bauru registra a semana com mais mortes desde o início da pandemia

  • Jamile Diniz

(Foto: Edmar Barros/Estadão Conteúdo)

Entre os dias 8 e 14 de março ocorreram 28 mortes em decorrência da Covid-19 em Bauru. Esta foi a semana com maior número de óbitos divulgados pela prefeitura desde o início da pandemia. Antes, o pico de mortes havia ocorrido entre 10 e 16 de agosto de 2020, quando 24 vidas foram perdidas na cidade.

Nesta primeira quinzena do mês, março já acumula 54 óbitos por Covid-19. A Prefeitura afirma também que, dentre as 28 pessoas que foram vitimadas pela doença na última semana, sete tinham idades entre 17 e 51 anos, o que mostra que pacientes mais jovens também têm sucumbido ao Coronavírus.

Nos boletins epidemiológicos é possível constatar que os casos de Covid-19 voltaram a aumentar em Bauru. Na primeira semana deste mês, a média era de 106 registros. Já na segunda, este número saltou para 160. O índice também é maior do que os contabilizados em fevereiro e fim de janeiro, quando os casos aumentaram por conta das aglomerações das festas de fim de ano.

O aumento neste momento pode ser associado, além de outros fatores, à circulação da variante de Manaus confirmada na cidade, posto que há estudos que apontam que a nova linhagem pode ser mais transmissível. A baixa taxa de isolamento social em Bauru também pode ser enquadrada como um dos motivos para o aumento.

Revisado por Alexandre Pittoli