Jamile Diniz
O governo estadual divulgou, nesta quarta-feira (10), os índices de isolamento sociais de todo o estado de São Paulo. O documento, que foi apresentado em uma coletiva de imprensa, é uma forma de estudar se a reclassificação para a fase vermelha de todo o território paulista será eficiente para conter o avanço da Covid-19. Dentre as 139 cidades acompanhadas, Bauru ficou entre as 20 com menor taxa de isolamento.
A taxa de adesão ao isolamento em Bauru foi de 38%, o que configura o município entre as 20 cidades com menor adesão à medida preventiva. Somente Arujá, Barueri, Cajamar, Guaratinguetá, Jandira, Marília, Piracicaba, Nova Odessa, Poá, Santa Bárbara D’oeste, Itu, Presidente Prudente e Jundiaí tiveram índices menores.
O isolamento é monitorado por meio de um acordo entre o Governo do Estado e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no qual são fornecidos dados agregados e anônimos a respeito do deslocamento de pessoas nos locais mapeados. No estado de São Paulo, a média é de 43%, cinco pontos percentuais a mais do que a realidade presente em Bauru.
Revisado por Alexandre Pittoli