Jardim Botânico oferece curso de férias para crianças

  • Jamile Diniz

O Jardim Botânico de Bauru oferece de 18 a 22 de janeiro o 18º Curso de Férias para crianças. Com atividades lúdicas, o curso tem como tema "Minhas Férias no Jardim Botânico" e visa aproximar os pequenos do universo da biologia.

Como na edição passada, as aulas ocorrerão de forma totalmente virtual para evitar a propagação da COVID-19. Dentre o público alvo figuram crianças de 8 a 10 anos, mas qualquer um pode participar de forma inteiramente gratuita.

O Curso de Férias do Jardim Botânico é coordenado pelo biólogo e chefe da Seção de Programação Educacional Vinícius Sementili Cardoso, além da bióloga Vitória de Paula Cesar e da agente de turismo Ana Gabriela Serigatto.

As atividades serão disponibilizadas digitalmente e incluirão contação de histórias em vídeo, jogos de computador, tutoriais e oficinas. As crianças serão introduzidas à área de ciências naturais e temas como a conservação de plantas, botânica e proteção ambiental serão ensinados aos pequenos.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente de 4 a 17 de janeiro por meio do site do Jardim Botânico.

Confira a programação na íntegra a seguir:

  • 18/01 - Segunda-feira – Visita Virtual "Trilhas do Jardim Botânico"

Um divertido passeio em vídeo pela Trilha Ecológica e Mirante do Jardim Botânico, com muitas curiosidades e conhecimentos em botânica. OBS: Necessário acesso ao computador ou celular para assistir ao vídeo.

  • 19/01 - Terça-feira – Visita Virtual "Coleções de Plantas do Jardim Botânico"

Uma visita guiada em vídeo mostrando as Coleções de Samambaias, Orquídeas, Bromélias, Plantas Aquáticas e Plantas Medicinais, com muitas curiosidades sobre as plantas. OBS: Necessário acesso ao computador ou celular para assistir ao vídeo.

  • 20/01 - Quarta-feira – Jogo dos Erros "Regras do Jardim Botânico"

Você sabe o que se pode ou não fazer no Jardim Botânico? Vamos testá-los em um divertido e educativo jogo proposto pela Equipe de Educação do Jardim Botânico. Versão 1: Necessário computador e power point.

  • 21/01 - Quinta-feira – Contação de história "Fogo no Jardim Botânico"

Esta é uma história baseada no incêndio real que aconteceu no Jardim Botânico em outubro de 2019. A história será contada em forma de vídeo e trabalhará o conteúdo sobre incêndios florestais e o Cerrado. OBS: Necessário acesso ao computador ou celular para assistir ao vídeo.

  • 22/01 - Sexta-feira – Oficina de origami

Criamos um tutorial online para ensinar às crianças a produzirem, em dobradura de papel, um animal ameaçado do Cerrado, o lobo-guará. OBS: Necessário acesso ao computador ou celular para assistir ao vídeo. Para fazer o origami é necessário papel, tesoura e canetinha.