AMF incentiva pacientes a praticarem atividades motoras em casa

  • Lucca Willians

O Ambulatório Municipal de Fisioterapia (AMF) da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria aos alunos Pet Saúde da Unesp, desenvolveram um Guia Informativo de Saúde com rotinas explicativos de alongamento e atividade física para serem feitos em casa. O objetivo é incentivar os pacientes da unidade à pratica de atividades físicas para a manutenção da parte fisioterápica corporal.

O informativo também demonstra exercícios de respiração, cuidados com a pandemia e informações sobre violência à mulher, idosos e à criança, inclusive mostrando formas de se proteger e denunciar. Além de apresentar um aplicativo dos locais em Bauru que oferecem espaço gratuito para a prática de atividades físicas.

Antes da pandemia já existia a parceria ativa e presencial com os alunos de psicologia, educação física e biologia do Pet Saúde, da Unesp. E o AMF também oferecia atividades físicas em grupo a todos os pacientes que tinham alta das sessões individuais de Fisioterapia como forma de evitar o sedentarismo.

Com a Covid-19 e a necessidade de isolamento social, a AMF junto aos alunos do Pet Saúde buscaram alternativas para que os pacientes pudessem continuar com os exercícios em casa. Com isso houve a criação de um grupo no WhatsApp, como forma de continuar este trabalho importante e necessário aos pacientes. No grupo online são postados semanalmente vídeos com atividades físicas, além de campanhas e informações sobre assuntos variados como Outubro Rosa, violência doméstica, violência contra idosos ou crianças.

Segundo a fisioterapeuta e chefe do Ambulatório Municipal de Fisioterapia, Shalimar Breda, a unidade tem muito a agradecer a parceria com o Pet Saúde da Unesp. "Sem esta importante ajuda nossos pacientes não teriam amparo psicológico, nem um canal que os auxiliasse com os exercícios físicos no conforto dos seus lares", enfatiza.